segunda-feira, 21 de maio de 2012

PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA


Educação Transpessoal
Rumo a uma Educação Transpessoal
O plano administrativo e pedagógico da Secretaria Municipal de Educação para o período de 2009/2012 constitui-se na diretriz, no eixo norteador das políticas públicas na área da educação para a rede de ensino.
Este plano é alicerçado em duas linhas de ações. A primeira envolve as condições físicas para a oferta de um ensino de qualidade, e a segunda, os aspectos didáticos pedagógicos, levando em considerações os quatro vetores educacionais, os quais alicerçam a Educação Transpessoal. São eles:
- Educação centrada no aluno;
- Ética e espiritualidade
- Valorização às competências profissionais;
- Autonomia e gestão democrática.
No que se refere aos aspectos físicos estão as metas de ampliação, construção, adequação dos prédios escolares, bem com a aquisição e reforma de mobiliários e equipamentos, com o objetivo de atender o crescimento da demanda e qualificar o espaço escolar.
Com relação às questões didático-pedagógicas foram planejadas diversas atividades e projetos atendendo aos pressupostos legais, aos princípios epistemológicos, éticos e estéticos de educação, ou seja, o conhecer o saber fazer, o conviver e o ser. Neste sentido os cursos de formação continuada, assessoramento à equipe diretiva/ funcionários das escolas e às oportunidades de participação em cursos, são linhas de ação contínua, pois enquanto gestores da Educação Municipal pensamos e apostamos na qualidade da formação de novos alunos, através da crença e da arte de ensinar.

O que vem a ser uma Educação Transpessoal
Educação Transpessoal é aquela que se empenha direta e intencionalmente, para educar o homem para a inteireza, mediante a transmissão / construção-crítica e transdisciplinar dos conteúdos culturais necessários à manutenção e desenvolvimento da vida, e, também, mediante o trabalho de autoconhecimento que possibilita religar as dimensões da pessoa humana: a interioridade e a exterioridade. 

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