sexta-feira, 5 de julho de 2013

PROJETO CINEMA NA ESCOLA EM CHARQUEADAS





INTRODUÇÃO:
      
       O PROJETO CINEMA NA ESCOLA é uma parceria da SMED com o SESC de Porto Alegre visando levar ao conhecimento da comunidade escolar um pouco do mundo cinematográfico.
      Um filme é uma fonte inesgotável de conhecimentos e de leituras sobre vários temas que nos enriquecem de argumentos para reflexão e debate sobre uma gama de assuntos, inclusive no campo educacional.  O filme também é um transmissor de mensagens, com o impacto poderoso da imagem. O cinema pode ser, ainda, de fundamental importância para a construção de um cidadão crítico ,humanista com valores morais e sensível na sua forma de compreender e olhar o mundo. Ao usar filmes como recurso didático-pedagógico os educadores devem trabalhar de forma interdisciplinar demonstrando que a arte não existe de maneira isolada, mas ao contrário ligada a tudo.

PÚBLICO-ALVO:

Alunos e professores das escolas municipais de Charqueadas.

JUSTIFICATIVA:

             O cinema ajusta-se como recurso didático, pois se trata de uma linguagem inventiva, uma narrativa composta de uma sucessão de espaço e tempo, circunscrita entre o início e o fim de sua projeção, que comporta temas e conteúdos diversos. Levar o cinema à escola é levar divertimento, cultura, lazer e um poderoso instrumento de  transformação social. Assuntos delicados e complexos como violência, exclusão social, sexualidade, injustiça,  entre tantos outros, fazem parte do cotidiano dos alunos e professores que têm dificuldade em lidar com eles. Os filmes permitem que nos aproximemos deles de uma maneira ímpar: testemunhando situações chocantes que nos obrigam a refletir, observando modos de vida, que nos aguçam a curiosidade, presenciando diálogos, que nos despertam para identificarmos e trabalharmos o nosso próprio preconceito. 

OBJETIVO GERAL:

          Trazer o aluno ao convívio com as obras cinematográficas, levando-os  a partir das mesmas
a uma reflexão e debate sobre a importância da educação em valores humanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Descobrir e entender novos mundos, novas culturas;
- Fortalecer o encanto e a emoção do cinema;
- Possibilitar o contato dos alunos com o cinema,  seus variados temas, abordagens e estilos;
- Permitir explorar toda a potencialidade que o universo do cinema traz para a inclusão;
diversão, informação, integração e incorporação de valores ao cotidiano do aluno.

METODOLOGIA:

- Seleção de filmes de diferentes épocas, gêneros e diferentes países (etapa realizada pela
Secretaria da Educação em parceria com o SESC de Porto Alegre)
- Organização do trabalho em conjunto pelos professores:
• Análise pelo professor da ficha técnica do filme a ser apresentado: informações gerais sobre a produção, créditos dos realizadores, sinopse do filme, elenco, leitura do roteiro (ou parte dele), pesquisa sobre o conteúdo do filme, sobre os personagens, sobre a diversidade de gêneros em que aparecem na mídia:  livro, reportagem, entrevista, espetáculo, dança, pintura e outras   informações complementares sobre o mesmo;
• Elaboração das atividades a serem realizadas com os alunos antes e após a apresentação dos filmes;
• Exibição de filmes em cada escola do município;
• Debates, produções de materiais referentes  aos filmes assistidos: peça de teatro, relatório, radionovela da obra literária (roteiro ou livro), desenhos, pinturas, maquetes etc.

AVALIAÇÃO:

    Observação da mudança de atitude , postura e nível de conhecimento dos adolescentes frente às situações do cotidiano ,  reflexo do trabalho realizado durante o ano letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário