O PROJETO
CINEMA NA ESCOLA é uma parceria da SMED com o SESC de Porto Alegre visando levar
ao conhecimento da comunidade escolar um pouco do mundo cinematográfico.
Um filme é uma fonte inesgotável de conhecimentos
e de leituras sobre vários temas que nos enriquecem de argumentos para reflexão e
debate sobre uma gama de assuntos, inclusive no campo educacional. O filme também é um transmissor de mensagens, com o impacto poderoso da imagem. O cinema pode ser,
ainda, de fundamental importância para a construção de um cidadão crítico ,humanista com
valores morais e sensível na sua forma de compreender e olhar o mundo. Ao usar filmes
como recurso didático-pedagógico os educadores devem trabalhar de forma interdisciplinar
demonstrando que a arte não existe de maneira isolada, mas ao contrário ligada a tudo.
PÚBLICO-ALVO:
Alunos
e professores das escolas municipais de Charqueadas.
JUSTIFICATIVA:
O cinema ajusta-se como recurso
didático, pois se trata de uma linguagem inventiva, uma narrativa composta de
uma sucessão de espaço e tempo, circunscrita entre o início e o fim de sua
projeção, que comporta temas e conteúdos diversos. Levar o cinema à escola é
levar divertimento, cultura, lazer e um poderoso instrumento de transformação social. Assuntos delicados e
complexos como violência, exclusão social, sexualidade, injustiça, entre tantos outros, fazem parte do cotidiano
dos alunos e professores que têm dificuldade em lidar com eles. Os filmes permitem
que nos aproximemos deles de uma maneira ímpar: testemunhando situações
chocantes que nos obrigam a refletir, observando modos de vida, que nos aguçam
a curiosidade, presenciando diálogos, que nos despertam para identificarmos e
trabalharmos o nosso próprio preconceito.
OBJETIVO
GERAL:
Trazer o aluno ao convívio com as
obras cinematográficas, levando-os a
partir das mesmas
a
uma reflexão e debate sobre a importância da educação em valores humanos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Descobrir
e entender novos mundos, novas culturas;
- Fortalecer
o encanto e a emoção do cinema;
- Possibilitar
o contato dos alunos com o cinema, seus
variados temas, abordagens e estilos;
- Permitir
explorar toda a potencialidade que o universo do cinema traz para a inclusão;
diversão,
informação, integração e incorporação de valores ao cotidiano do aluno.
METODOLOGIA:
-
Seleção de filmes de diferentes épocas, gêneros e diferentes países (etapa
realizada pela
Secretaria
da Educação em parceria com o SESC de Porto Alegre)
- Organização
do trabalho em conjunto pelos professores:
• Análise pelo professor da ficha técnica do filme a ser apresentado:
informações gerais sobre a produção, créditos dos realizadores, sinopse do
filme, elenco, leitura do roteiro (ou parte dele), pesquisa sobre o conteúdo do
filme, sobre os personagens, sobre a diversidade de gêneros em que aparecem na
mídia: livro, reportagem, entrevista,
espetáculo, dança, pintura e outras informações complementares sobre o mesmo;
• Elaboração
das atividades a serem realizadas com os alunos antes e após a apresentação dos
filmes;
• Exibição
de filmes em cada escola do município;
• Debates, produções de materiais referentes aos filmes assistidos: peça de teatro,
relatório, radionovela da obra literária (roteiro ou livro), desenhos,
pinturas, maquetes etc.
AVALIAÇÃO:
Observação da mudança de atitude , postura
e nível de conhecimento dos adolescentes frente às
situações do cotidiano , reflexo do
trabalho realizado durante o ano letivo.
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