sexta-feira, 16 de maio de 2014

PROJETO “CINEMA: ARTE E PERSPECTIVAS SOCIAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO”

ROTEIRO DO PROJETO 
 “CINEMA: ARTE E PERSPECTIVAS SOCIAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO”

        A  Secretaria Municipal de Educação participa do  projeto proposto pelo professor José Luiz Ferreira do IFSUL - Campus Charqueadas,  intitulado “CINEMA: ARTE E PERSPECTIVAS SOCIAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO”.

RESUMO DA PROPOSTA:
    "Este projeto tem como eixo central a apreciação e a análise de obras cinematográficas, visando trabalhar, de forma mais impactante, questões contemporânea: identidade do sujeito, consciência e atuação social e política, comportamento, evolução social, conflitos sociais e outros temas afins. Ao mesmo tempo, visa levar o Cinema, de maneira mais criteriosa, a uma parcela, sobretudo de jovens, que não têm acesso a ele. O trabalho tem como público alvo, principalmente, estudantes do ensino fundamental da rede municipal de Charqueadas, bem como alunos e ex-alunos do ensino médio do IFSUL - Campus Charqueadas." (Professor José Luiz Ferreira)

Escolas que foram contempladas no projeto:

- E.M.E.F. Horácio Prates
- E.M.E.F. Pio XII
- E.M.E.F. Octávio Lázaro
- E.M.E.F. Artur Dornelles

28/02/2014 – Reunião no IFSUL com o coordenador do projeto “CINEMA: ARTE E PERSPECTIVAS SOCIAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO”, Professor  José Luiz Ferreira do IFSUL,  coordenadora do projeto pela SMED, professora Luza Mai Marques Seckler, coordenadora pedagógica da SMED Lizandra Santos,  para o planejamento da apresentação do projeto às escolas municipais.

14/03/2014 -  Reunião no IFSUL com o coordenador do projeto “CINEMA: ARTE E PERSPECTIVAS SOCIAIS NO TEMPO E NO ESPAÇO”, Professor  José Luiz Ferreira do IFSUL,  coordenadora do projeto pela SMED, professora Luza Mai Marques Seckler e com as diretoras e supervisoras das escolas municipais contempladas,  para apresentação do projeto.

26/03/2014 – Apresentação do projeto aos professores das escolas contempladas  e debate sobre o  filme “A Excêntrica Família de Antônia”, assistido pelo grupo presente no encontro.  

CRONOGRAMA 

MAIO:
12 a 16: E.M.E.F. Artur Dornelles
19 a 23: E.M.E.F. Horácio Prates
26 a 30: E.M.E.F. Pio XII

JUNHO:
02 a 06: E.M.E.F. Pio XII
09 a 13: E.M.E.F. Octávio Lázaro
16 a 20: E.M.E.F. Artur Dornelles
23 a 27: E.M.E.F. Horácio Prates

AGOSTO:
04 a 08:  E.M.E.F. Pio XII
11 a 15:  E.M.E.F. Pio XII
18 a 22:  E.M.E.F. Octávio Lázaro

SETEMBRO:
01 a 05: E.M.E.F. Artur Dornelles
8 a 12: E.M.E.F. Horácio Prates
15 a 19: E.M.E.F. Pio XII
22 a 26: E.M.E.F. Pio XII
29 a 03/10: E.M.E.F. Octávio Lázaro

OUTUBRO:
06 a 10: E.M.E.F. Artur Dornelles
13 a 17: E.M.E.F. Horácio Prates
20 a 24: E.M.E.F. Pio XII
28 a 01/11: E.M.E.F. Pio XII

NOVEMBRO:
03 a 07: E.M.E.F. Octávio Lázaro
10 a 14: E.M.E.F. Artur Dornelles
17 a 21: E.M.E.F. Horácio Prates


     
POSSIBILIDADES DE HORÁRIO SEMANAIS:
               
                Terças:  das 8:30 às 10:45
                               das 13:45 às 18:00
               
                Quartas: das 13:30 às 16:00
                               das  19:00 às 21:30
              
                Quintas: das 13:45 às 16:30
                               das 18:15 às 20:30
             
                Sextas:  das 9:45 às 12:15
       das 13:45 às 18:00

             
                         
            METODOLOGIA DE TRABALHO:

Professor Luiz Ferreira

“Longe de nos considerarmos especialistas no assunto, seguem algumas ideias retiradas de nossa incipiente trajetória no trabalho com o uso de obras cinematográficas nas atividades curriculares. A proposta é também de construirmos novas experiências ou referências ao longo de nossa experimentação coletiva.
                - A deflagração do trabalho tanto pode se dar a partir de uma obra em si, dada a sua qualidade técnica, capacidade de sensibilização ou relevância do tema que aborda, como, ao contrário, escolhido um tema de relevância curricular, buscar-se a identificação de obras que abordem de forma interessante o tema a ser abordado (nos colocamos a disposição de auxiliarmos nesse sentido!).
                - Uma obra cinematográfica pode prestar-se como objeto na identificação de aspectos que componham um determinado contexto histórico, sobretudo, no caso de “filmes de época”. Um exemplo: no filme “A excêntrica família de Antônia”, na primeira cena, vemos um escrito na parede externa de um antigo prédio onde se lê a frase: “bem-vindos, nossos libertadores!” (ou algo do tipo), frase esta ladeada pelas bandeiras da Grã-Bretanha e dos EUA. Qual o papel destes países no contexto da inserção da Bélgica (país onde a história se desenrola) no cenário da II Guerra Mundial?
                - A obra pode ser utilizada no sentido de identificar a presença de determinados conceitos e como os mesmos são apresentados ou construídos ao longo da mesma. Por exemplo, no filme “A excêntrica família de Antônia”, como se configuram os conceitos de moral e ética na perspectiva da personagem principal?... e na ótica dos demais habitantes da pequena cidade de Antônia? ... e para os representantes do clero?
                - A obra pode servir de objeto na elaboração de relato descritivo do contexto histórico dentro do qual seu argumento (assunto) se desenrola. Tal relato pode servir de ponto de partida a um estudo analítico mais amplo, via textos suplementares ou livros didáticos.
                - No caso de um documentário, a obra pode se prestar como complemento ao estudo de um determinado tema ou aprofundamento em relação a certo aspecto do mesmo.
                - A obra cinematográfica pode também ser utilizada na elaboração de um estudo comparativo entre as perspectivas sociais, morais, conceituais ou históricas em relação ao tema que ela comporta e as mesmas perspectivas vistas sob a ótica de nosso contexto particular. Ex.: a comparação entre a forma como conceitos de ética, amizade ou tolerância compõem o universo dos personagens afegãos no filme “O caçador de pipas” (baseado em best-seller literário) e a maneira como estes mesmos conceitos se apresentam em nosso contexto social brasileiro...
               São apenas algumas ideias inspiradoras... Qualquer acréscimo por parte dos  colegas integrantes do projeto será, obviamente, bem-vindo.
                              
                A partir de agora, aguardamos manifestações de vocês no sentido de definirmos as futuras atividades. Assim que possível, enviaremos alguns links ou títulos de obras que possam também nos ajudar nestas definições.”
            Abraços a todos.

                José Luiz

16/05/2014 - Escola Municipal de Ensino fundamental Artur Dornelles 


No dia 16 de maio os alunos do 9º ano  da Escola Artur Dornelles, acompanhados das professoras Elizabeth  Marrek (História) e Tatiana Wasum (Geografia), assistiram no miniauditório do IFSUL o filme "Entre os muros da escola".







SINOPSE:

O filme "Entre os muros da escola" do diretor Laurent Cantet conta a história de Fraçois e seus colegas professores que preparam o novo ano letivo de uma escola da periferia parisiense. Munidos de boas intenções, eles se apoiam para tentar manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos.

Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, choque entre as diferentes culturas dos jovens que por mais inspiradores e divertidos que sejam, desanimam seus professores e os desestimulam com seus projetos de melhorias que beneficiariam os adolescentes.

- François Bégaudeau, protagonista de Entre os Muros da Escola, é também o autor do livro o qual o filme foi baseado;- Foi o 1º filme francês a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes desde 1987;- Vendeu mais de 2 milhões de ingressos na França;- O diretor Laurent Cantet veio ao Brasil para o lançamento do filme.

Duração: 2h 8min

Classicação: 12 anos

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-58151/ 


FOTOS DO EVENTO



O Professor José Luiz Ferreira do IFSUL conversa com os alunos sobre a temática do filme...



Miniauditório do IFSUL - Campus Charqueadas






DIA 30 DE MAIO 

             No dia 30 de maio os alunos do 9º ano da Escola Pio XII, assistiram ao filme "Cavalo de Guerra", cuja temática aborda a primeira guerra mundial, no miniauditório do IFSUL, com os professores 
José Edmilson (História), Marco Aurélio (Geografia) e Silene (Português).

TRAILER DO FILME


        
                                                                       SINOPSE

            Em Devon, Inglaterra, enquanto a Primeira Guerra Mundial eclodia, "Joey", o cavalo de Albert Narracott, é vendido para a Cavalaria do Exército e enviado para França. Joey serviu nas Forças Armadas do Reino Unido e da Alemanha, e é pego por fogo inimigo; morte, doenças e o destino levam-no a uma verdadeira odisséia, servindo em ambos os lados do conflíto antes de parar sozinho no meio da Terra de ninguém. Mas Albert não se esqueceu de Joey e, ainda jovem demais para se alistar no Exército, ele embarca em uma perigosa missão para encontrar seu cavalo e trazê-lo de volta para casa em Devon.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_Guerra






30 DE MAIO

(Ver dados com o professor Edimilson)


10 DE JUNHO

Escola Pio XII - alunos do 8º ano assistiram ao filme "Diário de um Adolescente"...
professoras Alexandra e professora Daura






















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